Esta anta é possivelmente do IV ou III milénio a.C. servindo, como habitual nas antas, como monumento funerário pré-histórico.
No século XVII, dada a sua dimensão e a sua finalidade original, cerca de 4 metros de diâmetro e 3 meros de altura, foi transformada em capela, dedicada a São Dinis. Os três monólitos verticais serviram como paredes da capela e a laje de cobertura serve como teto da capela. O altar está coberto de azulejos lisbonenses do século XVIII.
A povoação de Pavia foi-se desenvolvendo à volta desta construção.
Esta capela está classificada como Monumento Nacional desde 1910.
Este ponto está situado na localidade Pavia, na freguesia Pavia.
(Distância: 22 m SW)
(Distância: 43 m SW)
Ermida de São Sebastião ou Igreja de São Francisco, foi edificada no final do século XVI. A sua construção teve a intenção de louvar os desaparecidos na Batalha de Alcácer Quibir e em especial o rei D. Sebastião. Serviu de teatro, celeiro e escola, até ser aberta ao público em 1950 depois de adaptações.
(Distância: 69 m N)
Uma construção do século XVI, aqui residiam os cavaleiros da Ordem Militar de Avis. Está situada no mesmo largo da Junta de Freguesia, onde também existe o Coreto, a Torre do Relógio e a Igreja da Misericórdia.
(Distância: 79 m N)
A Torre do Relógio de Pavia situa-se no largo da Junta de Freguesia.
(Distância: 89 m N)
(Distância: 97 m N)
Este edifício é uma construção do século XVI, típica rural alentejana. Ainda com o aspeto original, foi modificado ao longo dos séculos. Na sua história serviu como Câmara Municipal e como prisão, e atualmente é a sede da Junta de Freguesia.
(Distância: 102 m N)
Esta igreja data do início do século XVII com planta retangular, capela-mor e altares laterais com decoração neoclássica da reforma do século XIX.
(Distância: 174 m NE)
(Distância: 256 m SW)
(Distância: 310 m N)