Teve como início o aproveitamento da fundação quatrocentista da Capela dos Reis Magos, posteriormente rebatizada como Senhor dos Milagres. Com a reforma e a ampliação, na segunda metade do século XV, tornando-se Matriz do Machico, acabou por ser consagrada como Nossa Senhora da Conceição.
Nos séculos XVII e XVIII sofreu obras de restauro mais significativas, sem contudo modificarem o templo medieval.
Na fachada, o portal gótico em basalto é formado por cinco arquivoltas em ogiva, sustentado por capitéis naturalistas. O portal é encimado por uma rosácea finamente rendilhada de pétalas entrecuzadas.
Na fachada sul abre-se um outro portal, semelhante ao do principal, mas com arquivoltas e colunelos mais volumosos e menos ornamentados.
Interiormente, é formada por uma só nave de cobertura aconchegada, revestida a caixotões, que enquadram símbolos inscritos em escudos.
Os retábulos formam-se numa composição polícroma em barroco. O arco triunfal é composto por três elegantes pilastras adossadas. Nas laterais do altar-mor encontra-se um interessante cadeiral, com sobrecéu sobrepujado por tribuna em balaustrada.
Está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Machico, na freguesia Machico.
(Distância: 39 m E)
Nascido no Continente em 1385 e escudeiro do Infante D. Henrique, foi com João Gonçalves Zarco em direcção à Madeira, de que fizeram o reconhecimento e povoamento.
(Distância: 44 m E)
(Distância: 140 m E)
(Distância: 173 m W)
(Distância: 180 m E)
Do século XV, a que esta capela é identificada, só restam a parte do portal ogival e o arco triunfal. Aqui se realizou a primeira missa no dia seguinte ao descobrimento da ilha.
(Distância: 180 m SE)
Praceta 25 de Abril, assim é chamada a principal praça da zona histórica que nos dá acesso à Baía de Machico, formando uma pequena praia com o mesmo nome, única e verdadeiramente pura com a areia branca.
(Distância: 183 m SE)
Este Forte de Nossa Senhora do Amparo foi palco de vários acontecimentos desde o ano de 1706 em que foi erguido pelas mãos do Capitão Francisco Dias Franco.
(Distância: 189 m SW)
Edifício dos anos vinte do último século, de planta quadrangular de dois pisos, com uma fachada de três corpos, com a parte central mais recuada.
(Distância: 246 m SE)
(Distância: 288 m S)