O Conde de Castelo de Paiva é sem dúvida o centro do centro de Castelo de Paiva.
Personagem importante para Castelo de Paiva, vê o seu reconhecimento através de uma estátua situada no centro do jardim público, fazendo parte do centro histórico da Vila.
Jardim este, que serve os principais edifícios como a Câmara Municipal, os Correios, a Igreja Matriz, a Antiga Cadeia, cafés, bancos e comércio. E por aqui passa a vida quotidiana da vila, desde a época mais remota, com a presença do Conde de Castelo de Paiva.
Este ponto está situado na localidade Castelo de Paiva, na freguesia Sobrado e Bairros.
(Distância: 6 m E)
Situada na parte histórica de Castelo de Paiva, este Largo representa um lugar acolhedor ladeado por edifícios seculares de elevado interesse arquitetónico, cultural e social. Ao centro desta está a estátua do primeiro Conde de Castelo de Paiva.
(Distância: 22 m S)
A construção este edifício teve início no ano de 1900 acabando por ficar concluído em 1907, com o início de funcionamento em 1908. Morada: Largo Conde de Castelo de Paiva, 123 - 4550-117 Castelo de Paiva
(Distância: 46 m E)
Este edifício albergava no piso superior os Paços do Concelho, sendo o térreo para a cadeia, o que para a altura era muito funcional. Foi edificado no século XVIII pela Casa dos Bragança.
(Distância: 47 m NE)
Está situado num pequeno largo nas traseiras do edifício da cadeia. De planta octogonal, o tanque tem como base um degrau igualmente octogonal.
(Distância: 62 m SW)
(Distância: 64 m W)
Num espaço recentemente requalificado, o cruzeiro é composto pelo fuste cilíndrico que assenta num plinto de secção quadrada e quatro degraus, e sobre o qual assenta uma coroa com o escudo português, terminado numa cruz latina.
(Distância: 92 m NW)
Dedicada a Nossa Senhora de Assunção, a igreja está situada no largo do Conde Castelo de Paiva. É composta por uma planta longitudinal com uma única nave, capela-mor e sacristia, com a torre sineira no lado direito.
(Distância: 113 m SW)
(Distância: 130 m NW)
Situado ao lado da Igreja Matriz e no meio de um jardim, é um coreto de planta octogonal como em tantos outros locais de Portugal.
(Distância: 195 m SE)