Está situada na rua de São Bartolomeu que, com a expansão habitacional para aquela zona, colocou a capela entre duas habitações, diferenciando-se destas pela sua arquitetura.
Uma arquitetura que corresponde à segunda metade do século XVI, época que marca as plantas circulares das Capelas e por isso a de São Bartolomeu segue as já existentes como a da Anadia (que atualmente está como sacristia), a da Murtosa e a de Santa Maria da Feira.
Esta capela abre no dia de São Bartolomeu, em 24 de agosto.
De planta circular e por isso centralizada, com a capela-mor adossada e cobertura em domo. Único rasgo do portal, em verga reta sobrepujada de uma cimalha com inscrição.
A cobertura é em cúpula e, adossada a esta, ergue-se uma pequena torre sineira de remate triangular.
Contém no interior uma estátua de São Bartolomeu dominando o diabo com uma corrente.
Este ponto está situado na localidade Aveiro, na freguesia Glória e Vera Cruz.
(Distância: 49 m E)
Glória, a sul da ria, tem uma história de pouco mais de cento e setenta anos iniciada pela revisão da administração judicial, política e civil acontecida em 1835. Vera Cruz, a norte, entra na história no século X, no testamento de D. Mumadona Dias ao doar estas terras ao Convento de Guimarães.
(Distância: 78 m SW)
A Igreja Paroquial de Vera Cruz, ou Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, tem uma edificação que lhe é atribuída aos séculos XVII e XVIII, no local onde existira uma capela dedicada a S. Gonçalo. Ao longo do século XVII desenvolvem-se diversas obras de construção e melhoramentos.
(Distância: 233 m W)
Capela de São Gonçalo, também conhecida como Capela de São Gonçalinho, como o nome indica é uma homenagem ao beato pela crença dos pescadores na sua proteção, e que assim se tornou padroeiro da cidade.
(Distância: 237 m S)
Um dos mais importantes edifícios da cidade, construído com os arcos sobre estacas a que se deve o nome, a Casa dos Arcos. Era no momento um moinho de maré. No princípio do século passado o edifício foi aumentado e ampliado de um segundo piso, para na altura se transformar numa escola de Desenho Industrial.
(Distância: 238 m SW)
Este obelisco foi inaugurado em 26 de dezembro de 1909 para comemorar o primeiro centenário do nascimento de José Estêvão.
(Distância: 268 m S)
Praça central da cidade de Aveiro, tendo como pontos especiais de interesse a ria e os moliceiros, a antiga Capitania do Porto de Aveiro.
(Distância: 326 m N)
A Capela da Nossa Senhora das Febres, antiga Capela de São Roque, pode ter sido edificada no final do século XVI.
(Distância: 333 m SW)
A Arte Nova não deixa de ser mais um tipo de estilo, marcado por um período, e que neste caso foi o início do século XX, mais precisamente entre os anos de 1905/1920.
(Distância: 341 m S)
O projeto inicial desta igreja teve início em 1585, pelas mãos do arquitecto Filipo Terzio, mas só foi concluído em 1653.
(Distância: 345 m S)
Chama-se José Estêvão Coelho de Magalhães, o verdadeiro herói da cidade de Aveiro, ou pelo menos têm nesta figura o seu orgulho que se destacou numa certa época da história de Portugal.