Junta de Freguesia de Espariz
Junta de Freguesia de Espariz, setembro de 2022
A antiguidade de Espariz chega até à época romana de que se acredita ter aqui existido um povoado romano, comprovado pelos vestígios como cerâmicas. Além disso o seu topónimo provém igualmente dos romanos, em que Espariz deriva do baixo-latim Espanarici (Vila).

História

Junta de Freguesia de Espariz

A antiguidade de Espariz chega até à época romana, desconhecendo-se que tenha existido a presença humana nos períodos anteriores. Acredita-se que no atual território da freguesia tenha existido um povoado romano.

A provar esta presença são os vestígios romanos, nomeadamente as cerâmicas e outros. O seu topónimo provém igualmente dos romanos, em que Espariz deriva do baixo-latim Espanarici (Vila), e a quinta Esparanacio, que tem a variante Espariz derivado de Espairo.

A importância trazida da época romana mantém-se com a entrada de Espariz na época medieval. Era uma importante vila rústica que, em 1258, pertencia parcialmente ao Bispo de Coimbra e aos Cavaleiros Fidalgos da Nóbrega.

Entre estes Cavaleiros figurava a personagem de D. João Peres, o mordomo de D. Afonso III. Entretanto Espariz pertencera a um conde galego de seu nome Fernão Peres de Trava, antes de se tornar Couto Episcopal.

União de Freguesias

Com a reorganização administrativa de 2013 as antigas freguesias de Espariz e Sinde ficaram agregadas formando a União das Freguesias de Espariz e Sinde com sede na primeira e representação na segunda.

Localização

Este ponto está situado na localidade Espariz, na freguesia Espariz e Sinde.

Coordenadas GPS: N 40 18.875' W 008 02.145'  (40.31458, -8.03575)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Capela do Santíssimo Sacramento

Capela do Santíssimo Sacramento - Visitar Portugal

(Distância: 205 m SW)
No centro da aldeia de Espariz, chama a atenção um conjunto de dois elementos formados por uma capela e um arco que, juntamente com a casa anexa, que atualmente está em ruínas restando apenas a fachada, pertenciam à Baronesa de Argamassa.

Cemitério de Espariz

Cemitério de Espariz - Visitar Portugal

(Distância: 589 m NW)

Igreja Matriz de Espariz

Igreja Matriz de Espariz - Visitar Portugal

(Distância: 603 m NW)
Com a proteção de Nossa Senhora a Anunciação, o portal principal é dos séculos XV e XVI. Destaca-se a torre sineira retangular de um sino, com o acesso a ser feito por uma escadaria exterior. A fachada está antecedida de uma nártex, em frente ao portal.

Cruzeiro de Pousadoura

Cruzeiro de Pousadoura - Visitar Portugal

(Distância: 725 m N)
Um cruzeiro situado num encontro entre ruas, é datado de 1953 e composto por uma cruz de secção quadrada sobre uma base e dois degraus também quadrados

Cruzeiro do Casal do Espírito Santo

Cruzeiro do Casal do Espírito Santo - Visitar Portugal

(Distância: 925 m S)
Um cruzeiro à beira da estrada sobre uma elevação, comemorativo da passagem do milénio e inaugurado em 31 de dezembro de 2000, conforme o indicado na placa afixada na base. A coluna de secção quadrada suporta uma placa com referências.

Capela de Nossa Senhora da Conceição

Capela de Nossa Senhora da Conceição - Visitar Portugal

(Distância: 1 km NE)
A Capela de Nossa Senhora da Conceição, em Pousadoura, é destacada pela fachada aberta pela porta e uma janela para iluminação do interior. Uma escada lateral dá acesso a uma porta superior e à sineira.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NW)
Sem informações sobre a construção da igreja, é dedicada a Nossa Senhora da Conceição e os seus donatários eram os Condes de Óbidos. Destaca-se a torre sineira no plano da fachada principal em empena triangular delimitada por cunhais de pilastras, com a abertura feita pelo portal em arco abatido a que se sobrepõe uma cimalha com friso em relevo.

Junta de Freguesia de Sinde

Junta de Freguesia de Sinde - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NW)
A curta história de Sinde, que os atuais documentos fazem referência, limita-se ao período medieval, remontando ao século XVI. Conseguiu o seu primeiro foral no século XVI, por D. Manuel I, sendo então concelho até 1836 e integrando a partir daqui o concelho de Tábua. Faz agora parte da União das Freguesias de Espariz e Sinde.

Campo de Futebol de Sinde

Campo de Futebol de Sinde - Visitar Portugal

(Distância: 2 km NW)

Capela de São Sebastião

Capela de São Sebastião - Visitar Portugal

(Distância: 2 km W)

gif