A curta história de Sinde, que os atuais documentos fazem referência, limita-se ao período medieval, remontando ao século XVI. Mesmo na condição de ser uma antiga freguesia conhecida como Santa Maria (Conceição) de Sinde, não há qualquer documento ou testemunho que aponte para a presença humana anterior no território.
O século XVI foi quando Sinde conseguiu o seu primeiro foral dado por D. Manuel, tendo perdido o prestígio de sede de concelho quando estes foram extintos em 1836, integrando a partir daqui o de Tábua.
Com a reorganização administrativa de 2013 as antigas freguesias de Espariz e Sinde ficaram agregadas formando a União das Freguesias de Espariz e Sinde com sede na primeira e representação na segunda.
Este ponto está situado na localidade Espariz e Sinde (Freguesia), na freguesia Espariz e Sinde.
(Distância: 26 m NE)
(Distância: 47 m N)
(Distância: 398 m S)
Sem informações sobre a construção da igreja, é dedicada a Nossa Senhora da Conceição e os seus donatários eram os Condes de Óbidos. Destaca-se a torre sineira no plano da fachada principal em empena triangular delimitada por cunhais de pilastras, com a abertura feita pelo portal em arco abatido a que se sobrepõe uma cimalha com friso em relevo.
(Distância: 519 m W)
(Distância: 833 m SW)
(Distância: 1 km SE)
(Distância: 1 km SE)
Com a proteção de Nossa Senhora a Anunciação, o portal principal é dos séculos XV e XVI. Destaca-se a torre sineira retangular de um sino, com o acesso a ser feito por uma escadaria exterior. A fachada está antecedida de uma nártex, em frente ao portal.
(Distância: 2 km E)
(Distância: 2 km E)
(Distância: 2 km E)
Um cruzeiro situado num encontro entre ruas, é datado de 1953 e composto por uma cruz de secção quadrada sobre uma base e dois degraus também quadrados