Não é muito comum, chegando aos limites do raro, podermos observar um obelisco em localidades mais pequenas de Portugal. Contudo Foz de Arouce contraria toda essa previsão ao possuir um, situado mesmo no centro da localidade. Raro também, é a ideia de ser palco de um acontecimento histórico.
Com efeito este obelisco acaba por ser um memorial feito não só pela freguesia mas pelo Presidente da Câmara do Concelho. Este, que se situa mesmo ao lado da ponte que atravessa o rio Ceira, serve de homenagem a todos aqueles que serviram na Guerra Peninsular na terceira Invasão Francesa em 1811.
Memorial quadrado de alguns metros de altura, em pedra vermelha, é formado por um pequeno soco de um degrau seguindo-lhe uma base também quadrada e desta base ergue-se a coluna.
Não sendo este monumento o original, encontra-se outro, que data de 1898, alguns metros acima deste, no monte junto às vinhas do Conde de Foz de Arouce.
Este Memorial encontra-se a quase 300 metros a SW do indicado acima, nas coordenadas
N 40 09.577' W 008 16.853'
Este ponto está situado na localidade Foz de Arouce, na freguesia Foz de Arouce e Casal de Ermio.
(Distância: 45 m NE)
Esta ponte, também conhecida como ponte Medieval, é considerada como uma das mais antigas da região centro, remontando ao século XIV, por isso finais da Idade Média.
(Distância: 61 m NE)
Um excelente espaço junto do rio com mesas para piqueniques, bancos, muitas boas sombras e um grelhador.
(Distância: 117 m SW)
Foz de Arouce ficou na história de Portugal, da qual mil e duzentos habitantes se podem orgulhar, pelo episódio das Invasões Francesas.
(Distância: 186 m S)
Posicionada num nível mais alto do que a estrada que atravessa a localidade, ali se encontra a Igreja Paroquial dedicada a São Miguel.
(Distância: 462 m S)
Um verdadeiro ex-libris da localidade de Foz de Arouce, nome que é atribuído a esta imponente casa senhorial, rodeada de terras de cultivo e vinhas, que se situa à entrada desta localidade.
(Distância: 3 km SE)
(Distância: 3 km E)
Situada à face da estrada, apresenta-se na maior simplicidade e sem grande relevância exteriormente, não apresentando qualquer dado cronológico ou histórico.
(Distância: 3 km E)
Casal de Ermio encontra-se na passagem entre Foz do Arouce e Serpins. Sem uma singularidade desta freguesia, não deixa de ter a sua Junta de Freguesia.
(Distância: 3 km E)
O Largo Central da localidade e ponto de encontro de várias ruas, mostra o busto de António Pires de Carvalho, figura de destaque na história de Casal de Ermio.
(Distância: 3 km E)
Esta praia fluvial situa-se próximo da localidade de Casal de Ermio. É um excelente local de banhos, passeio e descanso à sombra das árvores.