Nela se orgulham da inconfundível elegância da imagem deste santo do século XIV, que se encontra no nicho a encimar o portal principal.
Sem quaisquer registos deste templo religioso, há a possibilidade de estar compreendido entre os finais do século XVIII e inícios do XIX, sabendo-se que o primeiro dos dois sinos que este templo possui está datado de 1816.
Com o decorrer dos tempos e o aumento da população, a igreja foi-se adaptando as necessidades locais, sofrendo constantes remodelações para o seu aumento e enriquecimento.
De planta retangular de nave e capela-mor, tem adossada a esta a torre sineira na fachada e anexos nas laterais.
A fachada é delimitada por cunhais de pilastras rematados por pináculos bolbiformes. O portal é constituído em verga reta, encimado por uma cimalha de relevo e finalizada por um um nicho com a imagem do São Miguel, rematado por um frontão triangular.
O nicho está ladeado por duas janelas, também em verga reta, encimadas por uma cimalha de relevo. O portal é antecedido por cinco degraus em meia lua. À direita está adossada a torre sineira quadrada com cobertura piramidal.
Este ponto está situado na localidade Foz de Arouce, na freguesia Foz de Arouce e Casal de Ermio.
(Distância: 88 m N)
Foz de Arouce ficou na história de Portugal, da qual mil e duzentos habitantes se podem orgulhar, pelo episódio das Invasões Francesas.
(Distância: 186 m N)
Este memorial, que se situa junto da ponte que atravessa o rio Ceira, serve de homenagem a todos aqueles que serviram na Guerra Peninsular na terceira Invasão Francesa em 1811.
(Distância: 230 m N)
Esta ponte, também conhecida como ponte Medieval, é considerada como uma das mais antigas da região centro, remontando ao século XIV, por isso finais da Idade Média.
(Distância: 239 m N)
Um excelente espaço junto do rio com mesas para piqueniques, bancos, muitas boas sombras e um grelhador.
(Distância: 301 m SE)
Um verdadeiro ex-libris da localidade de Foz de Arouce, nome que é atribuído a esta imponente casa senhorial, rodeada de terras de cultivo e vinhas, que se situa à entrada desta localidade.
(Distância: 3 km SE)
(Distância: 3 km E)
Situada à face da estrada, apresenta-se na maior simplicidade e sem grande relevância exteriormente, não apresentando qualquer dado cronológico ou histórico.
(Distância: 3 km E)
Casal de Ermio encontra-se na passagem entre Foz do Arouce e Serpins. Sem uma singularidade desta freguesia, não deixa de ter a sua Junta de Freguesia.
(Distância: 3 km E)
O Largo Central da localidade e ponto de encontro de várias ruas, mostra o busto de António Pires de Carvalho, figura de destaque na história de Casal de Ermio.
(Distância: 3 km E)
Esta praia fluvial situa-se próximo da localidade de Casal de Ermio. É um excelente local de banhos, passeio e descanso à sombra das árvores.