Bemposta, sendo atualmente uma freguesia do concelho do Mogadouro, desde muito cedo teve um papel de grande relevância entre 1315, ano em que subiu a vila tornando-se assim concelho, e 1836, ano em que perdeu a concelhia a favor de Mogadouro.
Contudo, e aproveitando a boa situação da vila de Bemposta, D. Manuel outorgou o novo foral em 1512. Na sequência deste feito, foi erguido o pelourinho no largo da aldeia, mantendo a mesma tipologia de outros monumentos do mesmo concelho.
O pelourinho levanta-se num soco de dois largos degraus quadrangulares de aresta.
A base da coluna é circular, com o topo a afeiçoar de forma a ajustar-se à menor largura do fuste. Este é cilíndrico e liso composto por dois tambores, sendo o inferior três vezes mais alto que o superior.
Este, num dos lados, ostenta as armas do Reino. Sobre esta assenta um arremedo de capitel com a mesma secção de fuste, de onde saem quatro braços em forma de cruz. O remate é uma pirâmide de secção circular encimada por dois pequenos discos.
Está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1933.
Este ponto está situado na localidade Bemposta, na freguesia Bemposta.
(Distância: 308 m SW)
Igreja Matriz ou Paroquial de Bemposta, dedicada a São Pedro.
(Distância: 3 km E)
Barragem da Bemposta
(Distância: 5 km W)
A Igreja de Algosinho, ou Igreja de Santo André, é considerada um templo românico, que se crê pertencer aos finais do século XIII, talvez princípios do século XIV.
(Distância: 8 km SW)
Situada na entrada da aldeia de Ventozelo, foi construída no século XVIII e apresenta uma planta retangular formada por uma nave e capela-mor com sacristia adossada.
(Distância: 9 km N)
Foto do Largo da Igreja Matriz
(Distância: 10 km NE)
Situada na rua que atravessa esta aldeia, esta capela foi construída no século XVIII, mais concretamente no ano 1759, sob um estilo barroco e rococó.
(Distância: 11 km NE)
Também conhecida como Igreja de Santa Bárbara, é de planta longitudinal, de uma só nave e capela-mor retangulares.
(Distância: 12 km N)
Conhecida através do seu orago, Igreja de Nossa Senhora das Candeias e São Bartolomeu, é uma igreja medieval de estrutura pequena.
(Distância: 12 km N)
A caminho de Atenor, e quase a chegar à povoação, encontramos a Capela de Atenor, ou Capela de Santo Cristo.
(Distância: 13 km N)
É um belíssimo exemplar da passagem romana pela região, bem conservado e de prestígio e riquíssimo para a aldeia.