Com duas denominações, sendo a mais conhecida Igreja Matriz de Atenor, é uma igreja de estrutura pequena que, como tantas outras da região, sofre da condição de interioridade. Possivelmente pertence à época medieval, uma vez que nesta zona geográfica há vestígios de habitabilidade do período pré-romano.
Não havendo qualquer indicação sobre este templo religioso, a forma como se compõe a fachada, com um aproveitamento de uma parede lateral em granito, prova uma forte ligação com a época medieval.
Tem uma fachada simples em granito, com o rompimento do portal em arco quebrado com o seu término em bico formado por uma dupla torre sineira, sendo esta encimada por um relógio.
Apresenta uma planta de uma só nave retangular, no sentido longitudinal.
Este ponto está situado na localidade Atenor, na freguesia Sendim e Atenor.
(Distância: 234 m NW)
A caminho de Atenor, e quase a chegar à povoação, encontramos a Capela de Atenor, ou Capela de Santo Cristo.
(Distância: 310 m N)
É um belíssimo exemplar da passagem romana pela região, bem conservado e de prestígio e riquíssimo para a aldeia.
(Distância: 3 km NW)
Datada do século XVI, pertencente à época Barroca, apresenta uma planta longitudinal de uma só nave. A fachada principal apresenta-se com um rasgo da portal principal e truncada por uma dupla sineira.
(Distância: 4 km SW)
Foto do Largo da Igreja Matriz
(Distância: 6 km SE)
Situada na rua que atravessa esta aldeia, esta capela foi construída no século XVIII, mais concretamente no ano 1759, sob um estilo barroco e rococó.
(Distância: 6 km SE)
Também conhecida como Igreja de Santa Bárbara, é de planta longitudinal, de uma só nave e capela-mor retangulares.
(Distância: 7 km NW)
A igreja de Mora em reconstrução e depois de reconstruída e fotos do interior.
(Distância: 9 km NW)
Apesar do Castelo de Algoso se situar numa zona perdida a nível geográfico, este é considerado como uma das mais importantes fortalezas medievais do Leste Transmontano.
(Distância: 9 km NW)
Dedicada a Nossa Senhora da Assunção, esta capela está situada a caminho do castelo no Cabeço de Penenciada. Remonta ao século XVII, sob caraterísticas maneiristas e barrocas.
(Distância: 10 km NW)
Também conhecida como Igreja de São Sebastião, a sua construção iniciou no final do século XVI, tendo sido inaugurada no segundo ano do século século XVII.