Esta fonte romana existente nesta aldeia, como outros vestígios em muitas outras aldeias, são da consequência do distrito de Bragança ter sofrido a ocupação romana.
A passagem desta civilização pelas Terras Transmontanas deixou sem dúvida uma herança, sendo esta visível em muitas aldeias. Neste caso é mais um belíssimo exemplar bem conservado, e pode dizer-se de prestígio e riquíssimo para a aldeia.
Este ponto está situado na localidade Atenor, na freguesia Sendim e Atenor.
(Distância: 310 m S)
Conhecida através do seu orago, Igreja de Nossa Senhora das Candeias e São Bartolomeu, é uma igreja medieval de estrutura pequena.
(Distância: 324 m SW)
A caminho de Atenor, e quase a chegar à povoação, encontramos a Capela de Atenor, ou Capela de Santo Cristo.
(Distância: 3 km NW)
Datada do século XVI, pertencente à época Barroca, apresenta uma planta longitudinal de uma só nave. A fachada principal apresenta-se com um rasgo da portal principal e truncada por uma dupla sineira.
(Distância: 4 km SW)
Foto do Largo da Igreja Matriz
(Distância: 6 km SE)
Situada na rua que atravessa esta aldeia, esta capela foi construída no século XVIII, mais concretamente no ano 1759, sob um estilo barroco e rococó.
(Distância: 6 km SE)
Também conhecida como Igreja de Santa Bárbara, é de planta longitudinal, de uma só nave e capela-mor retangulares.
(Distância: 7 km NW)
A igreja de Mora em reconstrução e depois de reconstruída e fotos do interior.
(Distância: 9 km NW)
Apesar do Castelo de Algoso se situar numa zona perdida a nível geográfico, este é considerado como uma das mais importantes fortalezas medievais do Leste Transmontano.
(Distância: 9 km NW)
Dedicada a Nossa Senhora da Assunção, esta capela está situada a caminho do castelo no Cabeço de Penenciada. Remonta ao século XVII, sob caraterísticas maneiristas e barrocas.
(Distância: 10 km NW)
Também conhecida como Igreja de São Sebastião, a sua construção iniciou no final do século XVI, tendo sido inaugurada no segundo ano do século século XVII.