Pelourinho de Pinhovelo, também conhecido como Amendoeira, pois este nome pertence ao conjunto de freguesias que compõe o limite do concelho, e Pinhovelo é um lugar pertencente à freguesia.
É um importante povoado medieval que teve a sua elevação a vila no reinado de D. Dinis, e que mais tarde teve a sua autonomia judicial, e consequentemente o seu Pelourinho, quando o Rei D. Manuel concedeu o foral.
Situado no centro da aldeia, este pelourinho foi construído em granito, material predominante na região.
Num soco de três degraus quadrados, na base quadrada de 40 cm de altura com a mesma configuração dos degraus, assenta o fuste oitavado decorado alternando com semiesferas, de pontas de diamante e faces lisas, e culmina em capitel de secção quadrada com arestas boleadas. Termina com um prisma retangular, com o escudo nacional lavrado e encimado por uma coroa comportando uma pirâmide sobrepujada por esfera.
Está classificado como Imóvel de Interesse Público, desde 1933.
Este ponto está situado na localidade Pinhovelo, na freguesia Amendoeira.
(Distância: 3 km E)
Dado ser uma cidade recente, não tem monumentos antigos. Assim, sem qualquer referência de relevo, nada melhor que ter a sua instituição máxima como representante.
(Distância: 6 km W)
Aldeia do concelho de Mirandela, um os seus pontos mais famosos é a via férrea que ali chegou em 1905 mas que foi desativada em 1991. A ponte da via férrea permite uma paisagem espetacular, sendo por isso muito vista por fotógrafos ao serem percorridas pelos comboios a vapor.
(Distância: 6 km W)
Uma coleção pertença da família Meneres, e recolhida por elementos da mesma família, que mostra diversos tipos de objetos, carros, bicicletas, carruagens, máquinas fotográficas, telefonias, grafonolas, caixas de música, telefones, trajes, e outros.
(Distância: 7 km W)
A Capela de Nossa Senhora de Jerusalém do Romeu é uma ermida situada a poucas centenas de metros da localidade do mesmo nome.
(Distância: 7 km W)
Perto da entrada norte para a aldeia de Jerusalém do Romeu existe um sinal dos tempos antigos, uma ponte da linha férrea agora desativada.
(Distância: 8 km NE)
Fica em Podence a casa dos célebres Caretos, os personagens das festas de Carnaval que se realizam em alguns locais de Trás-os-Montes.
(Distância: 8 km NE)
Uma pequena fonte de mergulho situada num cruzamento na localidade de Podence. Esta fonte foi arranjada, não correspondendo já à sua forma original.
(Distância: 8 km NE)
Igreja paroquial ou matriz de Podence, dedicada a Nossa Senhora da Purificação, foi construída no final do séc. XVII, em período barroco, mas com sinais tardo-maneiristas.
(Distância: 8 km SW)
(Distância: 9 km W)
Um largo bastante grande e principal com um centro ovalizado com uma palmeira e uma pequena fonte, terminando com uma placa de homenagem.