Este nome do Santo deve-se, com grande probabilidade, ao facto do templo se situar no caminho de Santiago de Compostela, havendo um pequeno troço pouco antes de chegar à capela, com a simbologia do caminho.
Todas estas evidências fizeram desta capela como templo principal, tendo sido considerada como sede da primeira paróquia de Prado. Igualmente importante, a edificação deste templo teve os Templários como donatários, na tentativa de imprimir ao culto um esplendor de que se mantivesse as tradições religiosas, as quais merecem o orgulho dos Pradenses.
A Capela de São Tiago de Francelos teve uma última reconstrução no século XVII, mantendo-se assim até agora, na sua simplicidade que se pode observar.
Desenvolvida longitudinalmente e de planta retangular, é formada de única só nave e capela-mor, com a sacristia adossada no lado direito da retaguarda desta.
À fachada principal antecede-se um alpendre sustentado por seis colunas, das quais quatro são redondas e duas quadradas, sendo todas estas apoiadas num murete interrompido nas laterais e na principal.
A porta principal é em verga reta, com o remate de uma sineira em arco de volta perfeita sobrepujada de uma cruz latina.
Este ponto está situado na localidade Santiago, na freguesia Vila de Prado.
(Distância: 611 m S)
A Capela de Santo Amaro situa-se à saída norte da Vila. Não havendo elementos referentes ao seu passado histórico, tem na sua cronologia a origem datada do século XVII.
(Distância: 1 km S)
No lugar da Vila, a cerca de um quilómetro da Vila de Prado em direção a Barcelos, vamos encontrar a fonte de Santo António quase em frente ao largo dos Antigos Paços do Concelho.
(Distância: 1 km S)
Esta capela situa-se no centro histórico da Vila de Prado e no largo que se denomina de São Sebastião, nome com ligação à capela anterior à atual que pertencia à casa de Azevedo.
(Distância: 1 km SW)
Edifício do século XVIII, serviu como Paços do Concelho ou como habitação, a Casa dos Vasconcelos, conforme as opiniões.
(Distância: 1 km SW)
Este templo religioso do século XVIII, que já existia quando a Capela de São Tiago de Francelos deixou de ser sede da paróquia, tem como invocação a Nossa Senhora da Purificação.
(Distância: 2 km S)
A Casa da Botica é um edifício setecentista, construído em 1720 com o propósito de albergar a família de Paulo Silva, o responsável desta edificação.
(Distância: 2 km S)
Situado no pequeno e único largo de nome Comendador Sousa Lima, à entrada da Vila no sentido sul/norte, o Pelourinho é a imagem do reforço do poder concelhio que a Vila obteve em 1260, com o primeiro foral atribuído pelo rei Afonso III.
(Distância: 2 km SE)
É aqui, na Vila de Prado, que o rio banha na sua plenitude a Vila.
(Distância: 2 km S)
Ponte que atravessa o rio Cávado, faz a ligação da via que liga Braga a Ponte de Lima, sendo considerada como a mais importante ligação medieval entre o Douro e o Minho.
(Distância: 2 km E)
Uma verdadeira relíquia da arquitetura religiosa do século XVIII, é o ex-libris do barroco desta freguesia de Soutelo, estando situado a poucos metros da Casa da Torre e face à estrada que liga Vila Verde a Prado.