Este rio já foi descrito no Concelho de Barcelos, banhando essa cidade.
Contudo o Cávado, que igualmente passa no Concelho de Vila Verde, é aqui, na Vila de Prado, que o rio banha na sua plenitude a Vila. E também segundo a descrição, este é o último concelho em que se pode banhar, livre de qualquer perigo, no rio com proveniência da Serra do Larouco.
Este ponto está situado na localidade Prado (Santa Maria), na freguesia Vila de Prado.
(Distância: 486 m SW)
Ponte que atravessa o rio Cávado, faz a ligação da via que liga Braga a Ponte de Lima, sendo considerada como a mais importante ligação medieval entre o Douro e o Minho.
(Distância: 516 m W)
Situado no pequeno e único largo de nome Comendador Sousa Lima, à entrada da Vila no sentido sul/norte, o Pelourinho é a imagem do reforço do poder concelhio que a Vila obteve em 1260, com o primeiro foral atribuído pelo rei Afonso III.
(Distância: 671 m W)
A Casa da Botica é um edifício setecentista, construído em 1720 com o propósito de albergar a família de Paulo Silva, o responsável desta edificação.
(Distância: 679 m W)
Esta capela situa-se no centro histórico da Vila de Prado e no largo que se denomina de São Sebastião, nome com ligação à capela anterior à atual que pertencia à casa de Azevedo.
(Distância: 1 km NW)
A Capela de Santo Amaro situa-se à saída norte da Vila. Não havendo elementos referentes ao seu passado histórico, tem na sua cronologia a origem datada do século XVII.
(Distância: 1 km W)
No lugar da Vila, a cerca de um quilómetro da Vila de Prado em direção a Barcelos, vamos encontrar a fonte de Santo António quase em frente ao largo dos Antigos Paços do Concelho.
(Distância: 1 km W)
Edifício do século XVIII, serviu como Paços do Concelho ou como habitação, a Casa dos Vasconcelos, conforme as opiniões.
(Distância: 1 km W)
Este templo religioso do século XVIII, que já existia quando a Capela de São Tiago de Francelos deixou de ser sede da paróquia, tem como invocação a Nossa Senhora da Purificação.
(Distância: 2 km NW)
Cerca de um quilometro a norte da Vila de Prado, no lugar de Francelos, que em tempos remotos foi sede de freguesia, situa-se esta capela de São Tiago.
(Distância: 2 km NE)
Larim, ou o seu topónimo Lalim, foi referido pela primeira vez em 959 quando a Condessa Mumadona doa o seu território ao Mosteiro de Guimarães. Recebeu o foral em 1514, por D. Manuel I.