Viria a perder este poder quando, em 1510, o rei D. Manuel atribui o foral à vizinha localidade de Pico de Regalados, abrangendo por isso a Vila de Prado. À semelhança da Vila de Prado, Pico de Regalados acaba também por perder o seu poder concelhio quando este foi extinto em 1855, sendo transferido para Vila Verde, na qual se integra até à atualidade.
Sem o poder, conserva-se o Pelourinho que se ergue no centro da dita praça sobre um soco de dois degraus quadrados de aresta. Segue-se a coluna cilíndrica e lisa, com base num anel rebordante.
Sobre a coluna, um capitel circular com decoração fitomórfica, em que assenta um ábaco ou tabuleiro quadrangular composto por molduras crescentes. Sobre este tabuleiro, apresenta-se um bloco prismático decorado com diversa heráldica, incluindo o escudo nacional coroado pela esfera armilar, em meio relevo, e as armas dos Sousas, senhores de Prado.
A rematar é sobrepujado de um outro tabuleiro decorado com quatro pináculos cantonais bojudos, em meias esferas, e um pináculo central idêntico mas de maior dimensão. Deste pináculo central crava-se uma longa haste em ferro, terminada em cruz.
Faz parte da lista dos Imóveis de Interesse Público desde 1933
Este ponto está situado na localidade Prado (Santa Maria), na freguesia Vila de Prado.
(Distância: 167 m W)
A Casa da Botica é um edifício setecentista, construído em 1720 com o propósito de albergar a família de Paulo Silva, o responsável desta edificação.
(Distância: 178 m SE)
Ponte que atravessa o rio Cávado, faz a ligação da via que liga Braga a Ponte de Lima, sendo considerada como a mais importante ligação medieval entre o Douro e o Minho.
(Distância: 277 m NW)
Esta capela situa-se no centro histórico da Vila de Prado e no largo que se denomina de São Sebastião, nome com ligação à capela anterior à atual que pertencia à casa de Azevedo.
(Distância: 516 m E)
É aqui, na Vila de Prado, que o rio banha na sua plenitude a Vila.
(Distância: 771 m NW)
No lugar da Vila, a cerca de um quilómetro da Vila de Prado em direção a Barcelos, vamos encontrar a fonte de Santo António quase em frente ao largo dos Antigos Paços do Concelho.
(Distância: 796 m NW)
Edifício do século XVIII, serviu como Paços do Concelho ou como habitação, a Casa dos Vasconcelos, conforme as opiniões.
(Distância: 875 m W)
Este templo religioso do século XVIII, que já existia quando a Capela de São Tiago de Francelos deixou de ser sede da paróquia, tem como invocação a Nossa Senhora da Purificação.
(Distância: 1 km N)
A Capela de Santo Amaro situa-se à saída norte da Vila. Não havendo elementos referentes ao seu passado histórico, tem na sua cronologia a origem datada do século XVII.
(Distância: 2 km N)
Cerca de um quilometro a norte da Vila de Prado, no lugar de Francelos, que em tempos remotos foi sede de freguesia, situa-se esta capela de São Tiago.
(Distância: 2 km NE)
A fonte, agora seca, que se encontra no largo da Igreja, encontra-se acompanhada pelo Arcanjo São Miguel.