O enquadramento desta ponte possibilita uma quase passagem despercebida, por entre campos e um habitual aglomerado de vegetação, possível nestes meios, notando-se a presença desta devido a um gradeamento moderno.
Com a exceção de um pavimento a condizer com os tempos modernos, a Ponte do Couto está referenciada como uma construção medieval que sofreu reparos já no século XX.
Uma construção em alvenaria de granito, é formada por um único arco quebrado de silhares bem aparelhados.
Este ponto está situado na localidade Coto, na freguesia Moure.
Esta ponte está situada na estrada municipal entre as freguesias de Moure e S. Miguel das Carreiras, cerca de 400 metros a norte da povoação de Couto.
(Distância: 1 km N)
Anexada à Torre de Penegate, foi mandada construir por Miguel Valadares, cónego de Guimarães, para que ali fosse sepultado. Segundo reza a história, a Torre foi edificada para proteger o representante real do cargo que ocupava e da sua família, sendo por isso propriedade privada.
(Distância: 1 km N)
Esta torre militar medieval de Penegate serviu para a defesa de Mem Rodrigues de Vasconcelos, companheiro de armas e meirinho-mor de D. Dinis.
(Distância: 2 km SE)
Considerada uma das sete maravilhas da freguesia de Moure e o ex-libris desta freguesia, a Casa ou Solar de Gondomil foi-se afirmando a partir do século XVIII, ano da sua edificação.
(Distância: 2 km SE)
Sendo o elemento mais significativo da freguesia, remonta ao início do século XII. Não lhe é conhecido qualquer foral com estatuto civil, assim o Pelourinho representa o poder eclesiástico.
(Distância: 4 km E)
Edifício novo em forma de L, construído para satisfazer as necessidades do concelho, situa-se precisamente nas traseiras do antigo edifício dos Paços do Concelho, atualmente Biblioteca Municipal.
(Distância: 4 km NW)
Igreja iluminada na festa do Senhor dos Passos em Agosto de 2008.
(Distância: 4 km E)
Este edifício, que se supõe ter sido construído para albergar os Paços do Concelho, é atualmente a Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, uma homenagem à vida e obra deste professor da Universidade de Coimbra.
(Distância: 4 km E)
A pequena Capela de Santo António, um exemplar barroco do século XVIII, situa-se próximo do centro de Vila Verde. Segundo uma inscrição na porta da sacristia, é datada de 1721.
(Distância: 4 km NW)
Situada na freguesia de Goães, nome pelo qual a ponte também é conhecida, está inserida num espaço rural atravessando o rio Neiva.
(Distância: 4 km E)
Uma interessante maneira de transformar a vila em algo mais confortante tanto para os residentes como para quem lá passa, uma estrada principal ladeada por árvores.