Um cruzeiro do século XVI situado num cruzamento de caminhos em terra batida, na freguesia de Arnoso, ergue-se sobre uma plataforma de dois degraus. As faces apresentam uma imagem da Pietà, Santo Amaro, São João e São Tiago. A cruz apresenta ainda a imagem de Cristo Crucificado.
A imagem de S. Tiago associa-se ao caminho que por aqui passa para Santiago de Compostela.
Este cruzeiro está classificado como Monumento de Interesse Público, desde 2012.
Este ponto está situado na localidade Quinta, na freguesia Arnoso (Santa Maria e Santa Eulália) e Sezures.
(Distância: 303 m SW)
Igreja Matriz de Santa Maria de Arnoso
(Distância: 2 km W)
A freguesia de Arnoso apresenta este testemunho arqueológico, um belo exemplar do estilo românico, uma construção do século XII.
(Distância: 6 km NE)
Segundo a tradição, esta igreja foi mandada edificar nos finais do século XVI pelo então Arcebispo de Braga, mas viria no século XVIII a sofrer uma campanha de obras.
(Distância: 6 km E)
Com referências documentais da segunda década do século XVIII, e segundo a campanha arquitetónica, a capela poderá estar compreendida entre o final do século XVI e o século XVII.
(Distância: 6 km SE)
O Castro do Alto das Eiras é um povoado fortificado de grandes dimensões, sendo uma das maiores estações castrejas conhecidas no norte de Portugal.
(Distância: 6 km SE)
A Pedra Formosa é um monólito de grandes dimensões, decorado com gravuras em baixo relevo, que pertencia a um complexo de banhos do primeiro milénio a.C.
(Distância: 6 km SW)
Capela situada nos limites norte de Vila Nova de Famalicão, edificada no século XVI. Composta por nave única, a entrada é antecedida por um alpendre.
(Distância: 6 km NE)
Esta mamoa carateriza-se pela utilização de grandes blocos de pedra cobertos por terra e pequenas pedras que envolviam o túmulo.
(Distância: 7 km S)
Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão - Praça Álvaro Marques, 4764-502 Vila Nova de Famalicão
(Distância: 7 km W)
As sepulturas antropomórficas mostram que este espaço remonta aos tempos da Baixa Idade Média. O perímetro da igreja serve de museu aberto destas estruturas.