Num cruzamento de caminhos que lhe permite absorver um património habitacional típico da zona, incluindo-se num património verdadeiramente naturalista, com uma anexação de um património com poucos vestígios, mas valiosos, deixados pelos romanos.
A caminho da barragem e da antiga aldeia de Vilarinho das Furnas, esta aldeia de Campo do Gerês está a despertar para o turismo e na valorização que a localidade poderá ter nas visitas à região, permitindo ao visitante todo tipo de passeios. Razão suficiente para que se note um processo de restauração da aldeia num sentido comunitário.
Com as suas estreitas ruas ladeadas pelo casario em granito.
Os espigueiros típicos do parque, numa posição mais elevada, sobrepostos em pequenas colunas para os ratos não chegarem e com ripas de madeira com pequenos espaços entre elas, para o milho poder respirar e não apodrecer. Claro que nos verdadeiros as ripas são constituídas por colunas de granito, igualmente com aberturas.
Este ponto está situado na localidade Campo do Gerês, na freguesia Campo do Gerês.
(Distância: 186 m W)
Este pequeno templo religioso do Campo de Gerês, segundo a inscrição que encima o portal principal, é datado do ano de 1718, tendo sido reedificado em 1692 com as pedras de um outro que se situava no lugar da Veiga, um lugar ermo.
(Distância: 775 m S)
Este Concelho de Terras de Bouro é um dos mais favorecidos nas marcas da passagem dos romanos por estas terras, por ser atravessado pela Geira ou Via XVIII do Itinerário de Antonino.
(Distância: 863 m S)
Situada após o Cruzeiro de São João do Campo, no sentido da Carvalheira, crê-se que a ponte de Eixões deve recuar à época romana.
(Distância: 1 km W)
Esta albufeira é um verdadeiro oásis da natureza que a barragem proporciona, situada entre as serras Amarela e do Gerês, entre o vale do Ribeiro das Furnas.
(Distância: 1 km S)
Este marco assinala a milha XXVII (desde Braga) da Geira ou Via Nova, ligando Braga a Astorga, passando pelo Gerês.
(Distância: 3 km SE)
Um dos muitos miradouros do Gerês, com uma excelente vista sobre a Vila do Gerês e toda a paisagem circundante.
(Distância: 3 km SW)
Este monumento invoca o Sagrado Coração de Jesus, tendo a sua construção durado desde 1902 até 1912, sendo dedicado pelo papa Pio X em 13 de Julho de 1913
(Distância: 3 km W)
Parque com espaço para jogos, parque de merendas, um ribeiro e muito espaço em plena natureza para passar uma boa parte do dia.
(Distância: 4 km SW)
(Distância: 4 km W)
A menos de 5 quilómetros da barragem de Vilarinho das Furnas vamos encontrar uma das muitas aldeias do Parque do Gerês, de seu nome Brufe.