Paço dos Duques de Bragança
Paço dos Duques de Bragança
Datado do século XV e mandado edificar por D. Afonso, futuro Duque de Bragança, filho bastardo de D. João I, veio servir de residência do próprio e da sua segunda mulher, D. Constança de Noronha.
Paço dos Duques de Bragança
Paço dos Duques de Bragança

Paço dos Duques de Bragança, uma verdadeira e singular obra, exemplar único na Península Ibérica. A sua localização pode levar-nos a uma interpretação mais distante no que respeita à sua edificação, atraiçoando-nos na memória o tempo correspondente.

Esta construção deu-se na primeira metade do século XV, provavelmente entre 1420 e 1422, pela mão de D. Afonso, Conde de Barcelos, e que mais tarde seria o futuro Duque de Bragança, sendo este filho ilegítimo de D. João I. Este facto deve-se ao casamento com a sua segunda mulher, D. Constança de Noronha, para fins residenciais de ambos, uma vez que se fixaram em Guimarães.

Com uma estrutura um pouco indefinida e com uma construção que nunca foi uniforme, a edificação do Paço surge a partir do pátio quadrangular, com as alas laterais a albergarem as dependências mais importantes, atirando a capela para o lado oposto da entrada, e sendo por isso o elemento melhor conservado que chegou aos nossos tempos.

A ideia de uma certa monumentalidade exigida no projeto inicial para o Paço teve seguimento com D. Fernando, o segundo Duque de Bragança, quando este acrescentou mais um piso sobre a porta principal, devendo-se igualmente a rigorosa simetria em altura de todo o edifício.

As dependências compreendem duas grandes áreas divididas em altura em que no primeiro piso se situam as do serviço e apoio, e para o segundo piso, as habitações nobres, estruturadas a partir da capela, em áreas para o Duque e Duquesa.

Contudo, a monumentalidade do edifício acabou por se tornar num verdadeiro estorvo, porque a funcionalidade do Paço durou muito pouco tempo. Ainda neste mesmo século XVI ocorreu a transferência do Duque de Bragança para Vila Viçosa, o que determinou o encerramento por largos períodos e, no século seguinte, por autorização régia para a utilização da sua pedra.

A degradação do edifício continua a realizar-se nos séculos seguintes, continuando a sua pedra a ser retirada e dispersada para várias obras da cidade. Aliado a este, estava o estado de degradação a que foi sujeita para novas funcionalidades, como aconteceu com a presença de um quartel a partir de 1807, ao ponto de, no início do século XX, a estrutura medieval se encontrar irremediavelmente corrompida.

Neste mesmo século, mais concretamente em 1937, deu-se talvez o verdadeiro milagre, com o radical restauro do Paço a cargo do arquiteto polémico mas revitalizador Rogério de Azevedo, seguindo a mestria de outros Paços Medievais estrangeiros e na condição de manter a monumentalidade deste edifício.

Atualmente o Paço dos Duques de Bragança encontra-se reconvertido em museu.

Classificação

Em 1910 foi classificado como Monumento Nacional.

Localização

Este ponto está situado na localidade Guimarães, na freguesia Oliveira, São Paio e São Sebastião.

Coordenadas GPS: N 41 26.795' W 008 17.480'  (41.44658, -8.29133)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Capela de São Miguel

Capela de São Miguel - Visitar Portugal

(Distância: 72 m N)
Construção do início do século XII, mandado pelo Conde D. Henrique, de estilo românico de construção arquitetónica simples e de pequenas dimensões.

Igreja do Convento de Santo António dos Capuchos

Igreja do Convento de Santo António dos Capuchos - Visitar Portugal

(Distância: 138 m NW)
Situada em plena colina sagrada, ocupa espaço do edifício construído como convento no século XVII, mais tarde transformado em Hospital.

Castelo e Torre de Menagem

Castelo e Torre de Menagem - Visitar Portugal

(Distância: 151 m N)
Este castelo é um dos símbolos mais representativos de Portugal como a não menos importante figura da nação como é a de D. Afonso Henriques, que mudou o rumo desta parte do território.

Convento de Santa Clara - Câmara Muncipal de Guimarães

Convento de Santa Clara - Câmara Muncipal de Guimarães - Visitar Portugal

(Distância: 270 m S)
Foi um dos conventos mais ricos de Guimarães, instituído no século XVI pelo Cónego Mestre Escola da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira.

Praça de São Tiago

Praça de São Tiago - Visitar Portugal

(Distância: 391 m SW)
Pelo que reza a história, a estátua da Virgem Santa Maria foi trazida para Guimarães pelo Apóstolo São Tiago para um templo pagão existente num largo, que mais tarde viria a chamar-se Praça de Santiago.

Antigos Paços do Concelho

Antigos Paços do Concelho - Visitar Portugal

(Distância: 412 m S)
Situada no núcleo histórico de Guimarães, com a fachada principal para o Largo da Oliveira, a sua edificação iniciou-se no reinado de D. João I no séc. XIV, com uma remodelação no século XVIII.

Igreja de Nossa Senhora da Oliveira

Igreja de Nossa Senhora da Oliveira - Visitar Portugal

(Distância: 422 m S)
Foi mandada reedificar por D. João I, em finais do século XIV, pelo voto que este Rei fez à Virgem da Oliveira, pela sua vitória na Batalha de Aljubarrota.

Padrão do Salado

Padrão do Salado  - Visitar Portugal

(Distância: 432 m S)
Padrão do Salado é um monumento comemorativo em estilo gótico, mandado edificar por D. Afonso IV pela vitória na Batalha do Salado travada em 1340.

Igreja de São Dâmaso

Igreja de São Dâmaso - Visitar Portugal

(Distância: 447 m NE)
A Igreja de S. Dâmaso começou a ser construída no século XVII e terminou no século seguinte.

Largo do Toural

Largo do Toural - Visitar Portugal

(Distância: 632 m SW)
A partir do século XVII, foi o primeiro largo existente extramuros, junto da porta principal da vila, onde começaram a realizar comercio de bovinos e outros produtos.

gif