A meio da rua principal que liga o Castelo ao Largo de Santiago, a rua de Santa Maria, situa-se à esquerda no sentido descendente o Convento de Santa Clara que teve a sua edificação no século XVI, mais concretamente no ano de 1559. A edificação deveu-se ao Cónego Mestre-Escola da Colegiada de Nossa Senhora de Oliveira.
Três anos foi quanto demorou a construção do convento, permitindo nesse mesmo ano, precisamente no dia de Santa Clara, a entrada das religiosas, das quais D. Helena da Cruz se tornou abadessa. No século XVI o convento sofre obras de reedificação da capela-mor e do chafariz dos claustros e, no século XVIII, sofre as maiores obras, como na capela-mor com o enriquecimento da talha dourada e quadros a óleo, a construção do claustro, a fachada principal e uma nova portaria.
Considerado como um dos conventos mais ricos de Guimarães, sofreu como todas as Ordens Religiosas o encerramento com a extinção das Ordens Religiosas em 1834, sendo que a última religiosa deixou o convento em 1891 por falecimento.
O destino do convento começa dois anos depois por ser cedido à Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, que aí instala o Seminário com o mesmo nome com adaptação do edifício, levando à destruição da portaria e do mirante orientado a norte.
Segue-se a transformação para Liceu Nacional de Guimarães, e depois para Escola Industrial de Guimarães. Finalmente, e a partir de 1968, a Câmara Municipal de Guimarães instala-se no edifício até agora.
Edifício de arquitetura Barroca, apresenta-se transversalmente com a fachada principal, orientada para poente, dividida em três panos por pilastras, formada por um pano central e dois laterais.
O pano central é formado por cornija de separação de registos, possuindo o portal com acesso ao interior, em arco abatido, com a pedra de armas da Ordem. Está enquadrado por pilastras com querubim e modilhão, que suporta o acrotério com guerreiros, de composição de cabeças humanas e conchas, junto dos pés, a enquadrar a grande edícula com a imagem pétria de Santa Clara.
Esta está ladeada por pilastras cariátides, de ordem jónica e encimadas por anjos que suportam o remate em cornija destacada nos extremos.
Este ponto está situado na localidade Guimarães, na freguesia Oliveira, São Paio e São Sebastião.
(Distância: 121 m SW)
Pelo que reza a história, a estátua da Virgem Santa Maria foi trazida para Guimarães pelo Apóstolo São Tiago para um templo pagão existente num largo, que mais tarde viria a chamar-se Praça de Santiago.
(Distância: 142 m S)
Situada no núcleo histórico de Guimarães, com a fachada principal para o Largo da Oliveira, a sua edificação iniciou-se no reinado de D. João I no séc. XIV, com uma remodelação no século XVIII.
(Distância: 154 m S)
Foi mandada reedificar por D. João I, em finais do século XIV, pelo voto que este Rei fez à Virgem da Oliveira, pela sua vitória na Batalha de Aljubarrota.
(Distância: 165 m S)
Padrão do Salado é um monumento comemorativo em estilo gótico, mandado edificar por D. Afonso IV pela vitória na Batalha do Salado travada em 1340.
(Distância: 270 m N)
Datado do século XV e mandado edificar por D. Afonso, futuro Duque de Bragança, filho bastardo de D. João I, veio servir de residência do próprio e da sua segunda mulher, D. Constança de Noronha.
(Distância: 341 m N)
Construção do início do século XII, mandado pelo Conde D. Henrique, de estilo românico de construção arquitetónica simples e de pequenas dimensões.
(Distância: 373 m SW)
A partir do século XVII, foi o primeiro largo existente extramuros, junto da porta principal da vila, onde começaram a realizar comercio de bovinos e outros produtos.
(Distância: 380 m N)
Situada em plena colina sagrada, ocupa espaço do edifício construído como convento no século XVII, mais tarde transformado em Hospital.
(Distância: 393 m SW)
Situada no Largo do Toural, a Igreja de São Pedro veio complementar a necessidade de um templo religioso de que a Irmandade com o mesmo nome fosse proprietária.
(Distância: 396 m SW)
Situado no Jardim ou Largo do Carmo, o Chafariz Renascentista, do séc. XVI, com três taças, enquadra-se com os Palácios e Convento do Carmo.