Igreja de Santa Cristina de Serzedelo, mais conhecida como Igreja de Serzedelo.
Faz parte de um conjunto de construções dos mais interessantes núcleos religiosos da baixa Idade Média, do Entre-Douro-e-Minho. As caraterísticas regem-se por um nártex, um muro campanário e uma casa funerária, que atualmente serve como sacristia.
Contudo, este conjunto religioso foi alvo de algumas avaliações contraditórias histórico-artísticas, pois estas dúvidas ficam a dever-se ao fato de sucessivas construções incaraterísticas à feição de uma modesta e rude, própria de uma arquitetura rural.
No entanto a parte mais antiga pertence à Igreja, crendo-se que esta edificação está sobre anteriores construções da Alta Idade Média, das quais não há qualquer identificação que indique para tal época. Todavia, os capitéis do arco triunfal decorados com motivos vegetalistas apresentam uma técnica e um desenho que enquadra na época românica, apontando para os meados do século XII.
Esta ideia é reforçada pelo despojamento decorativo dos ábacos piramidais e do encordoado dos estrágalos.
Acredita-se também que a primitiva fundação corresponde a um Convento dos Eremitas de Santo Agostinho, contribuindo para uma melhor compreensão da simplicidade e rudeza da construção, destinada a uma pequena comunidade de recursos insignificantes.
Desenvolvida de oeste / leste, com características do românico tardio, de nave única com capela-mor retangular, justaposta, formando um maciço conjunto de estrutura muito simples.
A iluminação é muita escassa, recorrendo a pequenas frestas verticais dispostas ao longo das paredes laterais da nave, e outra aberta sobre o arco triunfal. A rosácea original, que filtrava um pouco de luz para a nave, viria sofrer o entaipamento devido a uma campanha de construção da nártex.
Na mesma época da nártex, realizou-se igualmente o muro-campanário que define o conjunto religioso, no século XIII. A pequena capela funerária realizou-se no século XIV ou XV, e atualmente serve de sacristia.
Em 1927 deu-se a classificação do templo como Monumento Nacional
Este ponto está situado na localidade Calvário, na freguesia Serzedelo.
(Distância: 3 km S)
Atualmente está denominada como capela, contudo este pequeno templo religioso servia uma freguesia medieval como igreja, cujo poder foi perdendo até ao final da época medieval.
(Distância: 3 km SW)
(Distância: 4 km NE)
A Igreja de São Martinho de Candoso não tem provas de relevo que sustentem a data cronológica, sabendo-se apenas que em 1043 o templo religioso já existia.
(Distância: 4 km S)
Esta estrutura, cuja construção está compreendida entre os séculos I e II d.C., é formada por três arcos que sustentam um tabuleiro quase reto, e composto por guardas de pedra em todo o seu comprimento.
(Distância: 4 km E)
(Distância: 4 km S)
(Distância: 4 km E)
Infias foi uma das cinco freguesias que pertenciam ao concelho de Guimarães e formaram o novo concelho de Vizela em 1998. Em 2011 contava 1840 habitantes.
(Distância: 5 km W)
Está intitulado como estação mas não passa de um campo cercado de arame e com algumas escavações que põe à vista algumas paredes que possivelmente eram de habitações.
(Distância: 5 km E)
Uma capela construída em 1920 dedicada a Santa Ana que antes se situava em propriedade privada enquanto atualmente pertence à paróquia. Do local onde se situa a capela avista-se uma paisagem excecional sobre a freguesia. A capela foi remodelada recentemente e inaugurada a nova capela em 2006.
(Distância: 5 km E)