(Distância: 663 m NW)
Embora designado por Menir de Forjães, por se situar próximo daquela localidade, no concelho de Esposende e distrito de Braga, está situado no distrito e concelho de Viana do Castelo mesmo junto à linha de fronteira entre estes dois concelhos.
(Distância: 900 m E)
As Piscinas de Forjães são um equipamento Municipal, sob gestão da empresa municipal Esposende 2000- Actividades Desportivas e Recreativas, E.M., composto por duas piscinas.
(Distância: 1 km SE)
Este pequeno templo seiscentista de planta longitudinal é formado por uma só nave e sacristia adossada. A fachada mostra-se em empena triangular, encimada por dois pináculos laterais e uma sineira. É rasgada por uma porta ladeada por duas janelas em verga reta.
(Distância: 1 km SE)
O edifício “Escola Rodrigues de Faria” durante seis dezenas de anos serviu de escola primária. Atualmente é Centro Social e Cultural Rodrigues de Faria.
(Distância: 2 km SE)
Igreja de Forjães e Torre Sineira e escadaria de acesso à igreja.
(Distância: 2 km W)
Capela do século XIX, a Capela de Nossa Senhora do Carmo, aparentemente privada, tem a fachada principal em tímpano contracurvado aberta pelo portal principal encimado por um janelão, com uma guarda de ferro.
(Distância: 2 km NW)
Situada face da estrada nacional, esta capela é dedicada a Santa Ana, mãe de Maria de Nazaré e avó de Jesus. De planta retangular, estaca-se a fachada de tímpano contracurvado com a imagem de Santa Ana no topo, e a sineira com acesso pelo exterior.
(Distância: 2 km SW)
Igreja edificada sobre uma primitiva medieval no ano de 1879, sem uma resenha histórica e com poucas informações, apresenta-se com uma planta longitudinal de uma só nave e capela-mor retangulares.
(Distância: 2 km W)
O menir é um monumento que tem origem na Pré-história, constituído de pedra cravada verticalmente no solo, com alturas e significados que podem corresponder ao culto à fecundidade, orientadores de locais, santuários religiosos, e por último marcos territoriais, o que parece ser o caso deste.
(Distância: 2 km SW)
A localidade de Antas está situada numa zona de monumentos megalíticos, e deve o seu nome de freguesia a estes monumentos.