Cronologicamente do século XIII, atualmente esta construção medieval rodoviária perde-se na história e no espaço. Foi feito uma nova ponte alguns metros a montante para a circulação do tráfego, dada a pouca largura desta ponte antiga, a qual, se o condutor não for atento, passa despercebido.
Uma construção em pedra granítica, é formada por três arcos de volta perfeita dos quais o central é maior que os restantes. Entre estes e numa base de sustentação da ponte, possui dois talha-mares para o corte de água. O tabuleiro é reto com guardas também em granito e de altura considerável.
A existência de uma pedra retangular num dos lados da ponte e encostada a esta, tal como acontece em outras pontes, mostra que eram patrocinadas pelo Reino ou pelo Monarca da altura, para o que nelas se gravava o escudo de Portugal encimado por uma coroa.
Como curiosidade, esta ponte faz parte de duas freguesias do concelho de Barcelos, Panque do lado norte e Alheira do lado sul, separadas pelo rio Neiva. A estrada nacional que percorre a ponte recentemente construída ao lado é dividida a meio sendo o lado oeste do concelho de Barcelos e das duas freguesias referidas, e o lado leste do concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo.
Este ponto está situado na localidade Alheira, na freguesia Alheira e Igreja Nova.
A ponte está situada pouco mais de mil metros a norte da sede da freguesia, Alheira, na separação desta com a freguesia de Panque, na estrada N306.
(Distância: 3 km W)
Situada num espaço próximo da Igreja Velha de Mondim, esta necrópole dos tempos medievais leva seguramente a crer de que se tratava de um cemitério.
(Distância: 3 km W)
No lugar de Mondim, a Igreja Velha, considerada como uma das sete maravilhas do Concelho de Barcelos, remonta à época suevo-visigótica, talvez um pouco antes do século IX.
(Distância: 3 km NW)
(Distância: 3 km NW)
(Distância: 3 km NW)
(Distância: 4 km NW)
(Distância: 4 km NW)
(Distância: 4 km NW)
(Distância: 4 km NW)
(Distância: 4 km NW)