(Distância: 220 m NW)
(Distância: 2 km NW)
(Distância: 2 km NE)
No início da tarde de um dia de verão no Alentejo, este é o cenário habitual de uma vila alentejana em que o calor de verão se faz sentir, transforma-a numa verdadeira localidade fantasma. Pode-se observar parcialmente a igreja, antecedida por dois pequenos largos arborizados e ao fundo a Junta de Freguesia.
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 2 km NE)
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Visitação é uma construção dos séculos XV a XVIII. No século XVII dá-se o revestimento azulejar, para no XVIII finalizar com o restauro da fachada e a construção do púlpito e dos retábulos em talha dourada. Destaca-se o torreão cilíndrico com coruchéu cónico no lado norte.
(Distância: 2 km NE)
A capela de São João Batista é referenciada dos meados do século XVII, época em que se deu a construção, os revestimentos azulejares frontal de altar e pinturas murais. Na segunda metade do século XVIII é finalizada com os retábulos e enquadramento de talha.
(Distância: 2 km NE)
Originalmente como ermida, por estar fora da localidade, e agora capela, esta construção situa-se nos finais do século XVI, bem como a campanha da pintura do mural. No século XVII ocorreu a construção da nártex e no XIX o altar e o nicho.
(Distância: 2 km NW)
(Distância: 2 km NE)
Vila Alva foi habitada durante a pré-história, depois pelos romanos, de onde provavelmente provém o nome de Vila, depois pelos árabes, foi vila e sede de concelho até 1836, pertenceu ao concelho de Vila de Frades até 1854 e então ao concelho de Cuba.