A construção da igreja terminou em meados do século XVII, após uma interrupção em 1602 por motivo de uma acidente com o mestre responsável da obra.
A Igreja de Nossa Senhora da Assunção, Matriz de Vila Nova da Baronia, é um templo de planta longitudinal composta pela nave, capela-mor e duas capelas laterais.
A fachada é composta por três portas de moldura retangular encimadas por uma cornija única terminando em empena com um óculo ao centro. É ladeada por duas torres terminadas em coruchéus piramidais, das quais a da esquerda mostra um relógio e a da direita quatro pequenas janelas quadradas na vertical.
O interior é composto pela nave única com coro alto sobre colunas toscanas e capelas laterais dedicadas rspetivamente a Nossa Senhora do Rosário e às Almas do Purgatório. Separam-nas da nave arcos em volta perfeita sobre pilastras toscanas.
Na capela-mor destaca-se o retábulo em talha dourada do final do século XVIII.
Esta igreja está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1982.
Este ponto está situado na localidade Vila Nova da Baronia, na freguesia Vila Nova da Baronia.
(Distância: 29 m SW)
A história de Vila Nova da Baronia tem como referência mais antiga a doação das terras pelo Concelho de Évora ao Chanceler-Mor de Afonso III, Estêvão Anes, em 1257, o qual as integrou no seu Couto de Alvito.
(Distância: 47 m NW)
(Distância: 66 m S)
Instalada nos antigos Paços do Concelho, do tempo em que Vila Nova de Baronia era sede de concelho, é um polo da Biblioteca de Alvito desde abril de 1986, onde há acesso a toda a documentação dos dois polos.
(Distância: 80 m N)
(Distância: 89 m SE)
A Capela de Nossa Senhora da Conceição, situada junto da rua com o mesmo nome, é uma construção que a coloca nos séculos XVII e XVIII. O nicho da fachada indica a provável construção da capela no ano de 1655. No século XVIII dá-se a colocação dos azulejos no interior deste templo religioso.
(Distância: 102 m SE)
O Pelourinho de Vila Nova da Baronia, inicialmente denominada de Vila Nova de Alvito, recebeu o primeiro foral em 1280 e foral novo de D. Manuel I em 1516. Foi nesta data erigido o pelourinho, dada a elevação a vila e concelho.
(Distância: 106 m N)
(Distância: 149 m NW)
(Distância: 182 m NW)
(Distância: 254 m SE)