A primeira, com as gravuras mais delineadas, tem no seu núcleo central um plano quase vertical de formas circulares concêntricas. Na segunda, num plano de quase desaparecimento devido à erosão do tempo, ainda são visíveis as linhas em forma de espiral com o motivo associado uniformemente a quatro quadrados, revelando uma parecença com um tabuleiro de jogo.
Esta estação arqueológica é atribuída à presença dos mouros no tempo da Reconquista Cristã, ligando-as a lendas de Príncipes Cristãos, Princesas Mouras convertidas pela paixão ou tesouros escondidos pelos mouros.
Claro está que esta versão está ligada a fértil imaginação da população local, sendo na realidade atribuída a um período muito anterior, com a sua origem remontando, ao que tudo indica, ao tempo do Neo-Calcolítico e Idade do Bronze.
Este ponto está situado na localidade Cepelos, na freguesia Cepelos.
Aconselho a dirigirem-se ao posto de turismo de Vale de Cambra para conhecerem a melhor maneira de ir ao Outeiro, pois como está situado no monte é mais provável não encontrar.
Ou então ir com tempo ou levar alguém que conheça bem porque, da estrada, têm indicação, mas a partir daqui pode ser muito problemático. Por este motivo, este artigo não se encontra acompanhado de fotos.
(Distância: 1 km NE)
(Distância: 1 km W)
A Igreja Matriz de Cepelos, no centro da localidade, dedicada a São João Batista.
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 2 km NW)
Uma construção da primeira metade do século XVIII, é uma casa rústica, tendo sido uma tulha onde eram guardados os foros das terras da freguesia. Destaca-se o portal encimado por uma cruz sobre a tiara pontifical, tendo na base duas chaves cruzadas.
(Distância: 2 km NW)
A Capela de Nossa Senhora do Amparo tem por cima do portal um nicho com a padroeira e uma placa com o nome da mesma e a data de 1942. A fachada frontal sul é revestida por azulejos e encimada por uma cruz ladeada por pináculos.
(Distância: 2 km NW)
Não havendo possibilidade de a datar e sendo talvez do período romano, é conhecida pelos seus habitantes como Ponte de Cavalos, nome atribuído ao facto da existência ali próximo de um posto de muda de cavalos, na via entre Viseu e Porto.
(Distância: 2 km W)
Igreja Matriz da freguesia de Cepelos, dedicada a São João Batista, situada no lugar de Merlães.
(Distância: 3 km NW)