Junta de Freguesia de Cortegaça
Junta de Freguesia de Cortegaça, julho de 2022
Cortegaça, tal como as localidades vizinhas, usufruíram do Castro de Ovil, situado numa freguesia de Espinho, o que comprova o interesse humana por esta região. No século X aparece a primeira referência a Cortegaça, quando a Igreja de São João Batista entra numa doação de bens.

História

Junta de Freguesia de Cortegaça

Tanto Cortegaça como todas as localidades vizinhas desta supostamente usufruíram do Castro de Ovil, este situado numa freguesia de Espinho, o que comprova o interesse humana por esta região próxima da barrinha de Esmoriz. Situação comprovada em vários documentos desde do século X até ao XIII, contrariando a ideia de não ter passado a presença humana na região de Cortegaça.

É somente no século X que aparece a primeira referência a Cortegaça, quando a Igreja de São João Batista entra numa doação de bens junto a Souto Redondo, e que entre algumas refere a "Vila de Cortegaza".

Nos finais do século XII, Cortegaça, tal como outras localidades, passam a pertencer, por oferta do rei D. Sancho I, a D. Maria Pais Ribeiro, mais conhecida como Ribeirinha. Acredita-se que esta oferta tenha a ver com o caso amoroso, por parte do rei enlutado, com a respetiva dama.

O topónimo de Cortegaça tem a sua origem numa zona bastante densa de soutos, sobreiros e carvalheiras, ou talvez a fazer perdurar a memória de uma outra Cortegaça, que os habitantes que repovoaram as Terras de Santa Maria conheciam.

Assim nasceu Cortegaça, uma terra inicialmente piscatória, que percorreu estes séculos adaptando-se à realidade da altura, inclusivamente com a forte imigração que sempre existiu, até chegar à atualidade numa diversificação da indústria.

Localização

Este ponto está situado na localidade Cortegaça, na freguesia Cortegaça.

Coordenadas GPS: N 40 56.804' W 008 37.387'  (40.94673, -8.62312)

Referências

,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Igreja de Santa Marinha e Antigo Cemitério

Igreja de Santa Marinha e Antigo Cemitério - Visitar Portugal

(Distância: 455 m S)
Uma igreja com pouco mais de cem anos, teve o seu início em 1910 e a sua finalização 1918. Veio então substituir uma outra mais antiga, tendo como principal orago a Santa Marinha.

Junta de Freguesia de Esmoriz

Junta de Freguesia de Esmoriz - Visitar Portugal

(Distância: 938 m N)
Sem informações relativamente à ocupação humana da região na pré-história, tal como no Império Romano, os primeiros dados concretos de Esmoriz remontam aos séculos V e VI, período respeitante às invasões bárbaras pelos povos suevos, seguindo-se os visigóticos.

Igreja de Nossa Senhora da Assunção

Igreja de Nossa Senhora da Assunção - Visitar Portugal

(Distância: 1 km N)
A edificação da igreja é dos finais do século XIX, sobre as fundações de uma outra anterior, com o início da sua construção em 1862 e final em 1895.

Capela de Nossa Senhora da Penha de França

Capela de Nossa Senhora da Penha de França - Visitar Portugal

(Distância: 1 km N)
Esta capela foi construída no século XVIII no mesmo local onde existiu uma ermida com a mesma dedicação. Teve acrescentos e modificações no mesmo século e seguintes. Salienta-se a escadaria que antecede a entrada, sendo esta protegida por um alpendre.

Igreja Paroquial de São Pedro

Igreja Paroquial de São Pedro - Visitar Portugal

(Distância: 2 km SE)
A igreja que atualmente vemos é uma edificação do século XX dedicada a São Pedro, em substituição e na mesma localização da anterior. A construção da atual ocorreu a partir de 1918, estando concluída em 1923. Destaca-se as duas torres sineiras a ladear a fachada principal.

Junta de Freguesia de Maceda

Junta de Freguesia de Maceda - Visitar Portugal

(Distância: 2 km S)
No primeiro documento oficial relativo a uma escritura, a localidade surge como Maceda. Este primeiro documento remonta ao ano de 1013. No século XIV a Ordem de Malta, com a sua larga e grande influência, permitiu que São Pedro de Maceda passasse para a Diocese do Porto.

Capela da Praia

Capela da Praia - Visitar Portugal

(Distância: 3 km W)
Neste local já existiu uma outra capela de 1866, com o mesmo nome de Capela da Praia que, por estar muito próximo do mar, começou a ameaçar ruína.

Igreja Paroquial de Paramos

Igreja Paroquial de Paramos - Visitar Portugal

(Distância: 3 km N)
Conhecida como Igreja de Santo Tirso, tem origem no século XIX. Contudo foi no século XII que se deu a construção da primeira igreja no local onde atualmente se situa o cemitério. A pia batismal é do século XVI, o cruzeiro no adro da igreja é do século XVIII, a feitura dos sinos e conclusão da obra da torre são do século XIX.

Capela de Nossa Senhora da Nazaré

Capela de Nossa Senhora da Nazaré - Visitar Portugal

(Distância: 3 km W)
Situada na praia de Cortegaça, a Capela de Nossa Senhora da Nazaré é uma edificação dos anos trinta do século passado. Capela de planta retangular, destaca-se o alpendre ou cobertura em oito colunas que se apoiam num pequeno murete.

gif