Este ponto está situado na localidade Pampilhosa do Botão, na freguesia Pampilhosa.
(Distância: 122 m W)
(Distância: 167 m W)
(Distância: 327 m NE)
(Distância: 392 m NW)
A história da Pampilhosa tem o seu início em 1117. Em 1853 a freguesia da Pampilhosa integra-se no concelho da Mealhada sendo uma das menos povoadas. A passagem do comboio a partir de 1879 e a encruzilhada das duas linhas do Norte e da Beira Alta provocou um grande desenvolvimento desta vila.
(Distância: 572 m E)
Com a padroeira Santa Marinha desde a origem da Paróquia da Pampilhosa, a igreja atual tem a sua data de construção atribuída ao século XVIII, podendo no entanto ser de um século anterior. Destaca-se a torre sineira terminada num terraço e a imagem da padroeira num nicho sobre a porta principal.
(Distância: 2 km W)
Esta Estação da Mala-Posta, situada face à antiga Estrada Nacional 1 que liga Lisboa ao Porto, é um exemplo das estações utilizadas para descanso dos passageiros e troca dos cavalos, nas suas viagens entre Lisboa e Porto para entrega de correspondência e para transporte de passageiros.
(Distância: 3 km NE)
(Distância: 3 km SW)
(Distância: 4 km N)
Extinto o mosteiro a que a igreja pertencia, manteve-se esta que foi doada pelo bispo D. João Soares em 1557 ao Colégio Conventual dos Eremitas Calçados da Graça de Coimbra. Destaca-se a torre sineira quadrada, com remate de cobertura bolbosa.
(Distância: 4 km N)
No ano 450 d.C. Vacariça era habitada pelos Eremitas de Santo Agostinho, não se encontrando na atualidade qualquer vestígio deste mosteiro. Recebeu foral de D. Manuel I em 1514, sendo então sede de concelho a que pertenceu Mealhada. Em 1837 a sede passou para Mealhada e Vacariça uma freguesia desse concelho.