Igreja de Antes, que funcionava primeiro como capela da localidade, em que o São Pedro a abençoava, continuou a abençoar desde que a elevaram a igreja.
Como tal o templo religioso remonta ao período de 1626, segundo uma placa existente no interior. Sofreu mais tarde, em 1927, por ruína ou até mesmo por necessidade de ampliação por falta de capacidade, uma campanha de obras de reedificação, com uma reconstrução trinta anos mais tarde, e recorrendo às memórias dos habitantes mais antigos.
Estas importantes memórias dos habitantes traçaram as linhas arquitetónicas das obras que realizaram em 1927 e que se mantiveram até agora.
Situada no largo Mário Navega e Rua de São Pedro, a igreja orienta-se de norte/sul, com a fachada principal orientada para sul, de planta retangular formada de nave igualmente retangular e capela-mor mais estreita e pequena.
A fachada nascente é formada por um portal retangular e duas janelas de arco quebrado e, na capela-mor, uma janela mais pequena mas igualmente de arco quebrado.
A fachada principal em frontão contracurvado, com a cruz latina, toda trabalhada, posicionada ao centro da empena e ladeada por um pináculo sobre a pilastra.
O portal é em moldura reta, ladeada por duas colunas e encimada por um frontão triangular. É ladeado por duas pequenas frestas retangulares e, ao centro do frontão, uma janela lobulada.
A torre sineira, de dois pisos separados por um friso, está adossada ao templo no lado oeste e no mesmo plano da fachada. É limitada por pilastras nos cunhais.
Este ponto está situado na localidade Antes, na freguesia Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes.
(Distância: 62 m S)
Esta capela está denominada no património religioso da Mealhada como "Antiga Capela Particular", um edifício do século XVIII, sendo seu o fundador D. Bártolo, Capitão da Marinha, e pertencendo à sua casa residencial.
(Distância: 392 m E)
Com a interessante denominação de Antes, teve o território da freguesia definido muito recentemente, com apenas sessenta anos. Em 1092 o lugar de Antes, que na altura pertencia à Igreja de Santa Maria, atual Ventosa do Bairro, foram doados, juntamente com outros, à Sé de Coimbra.
(Distância: 2 km N)
(Distância: 2 km N)
(Distância: 2 km N)
(Distância: 2 km N)
O topónimo deriva dos romanos em que "Villa Ventosa" tinha um significado relativo a uma aglomeração popular em pequenas aldeias. Ventosa do Bairro tem a sua aparição em documentos escritos de doação nos finais do século X, ao Mosteiro de Lorvão.
(Distância: 2 km N)
(Distância: 2 km N)
Dedicada a Nossa Senhora de Assunção, esta igreja teve o início da sua edificação em 1702, com intervenções realizadas no final desse século. Destaca-se a torre sineira adossada a sul no plano da fachada, terminada em coruchéu piramidal.
(Distância: 2 km N)
(Distância: 2 km E)