No pequeno largo dos Altos Céus na freguesia de Anta ergue-se a capela com o mesmo nome, seguindo uma linha dos templos religiosos da zona com a torre sineira como remate da fachada principal.
Templos marcadamente do século XVIII e XIX, marcam um estilo com as fachadas forradas em azulejos essencialmente azuis e brancos, em padrão. A Capela de Nossa Senhora dos Altos Céus, de planta retangular orientada para sul, é formada por uma nave e capela-mor retangulares. Adossada à capela-mor, segue-se a sacristia.
A fachada principal é delimitada por cunhais apilastrados com remate em frontão triangular, sobre a qual se ergue a torre sineira quadrada com quatro arcos em arco de volta perfeita que albergam os quatros sinos. O remate da torre é em cone piramidal.
As únicas aberturas da fachada são feitas pelos portal de moldura reta e encimada pelo janelão, igualmente de moldura reta. Duas imagens, também em azulejo azul e branco, ladeiam a janela, sendo a da esquerda a imagem da Assunção de Nossa Senhora, representação da Nossa Senhora dos Altos Céus.
Este ponto está situado na localidade Esmojães, na freguesia Anta e Guetim.
(Distância: 214 m NE)
(Distância: 451 m NE)
(Distância: 1 km NW)
(Distância: 1 km W)
(Distância: 1 km W)
(Distância: 1 km SW)
Localizada nos limites de Anta com Silvalde, na Rua do Gavião, a Fonte do Pereiro, como é conhecida, encontra-se num local bucólico e agradável.
(Distância: 1 km N)
(Distância: 1 km W)
(Distância: 2 km N)
(Distância: 2 km N)
A sua construção ocorreu no século XIX devido à necessidade da substituição de igreja anterior. Em 1972 teve obras para remoção dos púlpitos e construção de alas para assistência. Destaca-se a torre sineira sobre a fachada principal que é aberta pela porta e um janelão para iluminação do interior.