Com a fachada voltada para o rio Douro, o seu nome inicial, na conjugação com o Orago, era de São Miguel de Bairros. Documentos indicam uma localidade muito antiga, remontando ao período anterior à Nacionalidade.
Documentos que demonstram que no ano de 989 aconteceu uma troca de herdades, em que o abade do Mosteiro de São Miguel trocava uma herdade em Várzea, pertencente ao Mosteiro, por outra na Villa de Barius, atualmente conhecida como Bairros.
Desta localidade, a história resume-se a este pequeno extrato, não havendo sequer outros elementos que remontem a localidade para uma antiguidade anterior à referida. Contudo, e devido à proximidade com a sede do concelho, Castelo de Paiva, pode muito bem este território ter passado por povos antigos.
Com a reorganização de freguesias ocorrida em 2013, as antigas freguesias de Sobrado e Bairros ficaram agregadas, formando a União de Freguesias Sobrado e Bairros com sede na primeira e representação na segunda.
Este ponto está situado na localidade Fontelas, na freguesia Sobrado e Bairros.
(Distância: 17 m S)
(Distância: 39 m S)
(Distância: 53 m S)
Sem informações históricas sobre esta Capela de São Lourenço, destaca-se a fachada aberta pela porta encimada por uma janela de coro, ambas em moldura retangular. A fachada termina no tímpano encimado pela sineira e ladeado por dois pináculos.
(Distância: 368 m S)
(Distância: 540 m S)
A edificação desta Igreja de São Miguel durou desde o século XVI até ao XIX, no entanto já é referida no século XIII nas Inquirições Régias como sendo padroado do Mosteiro de Vila Boa do Bispo. A capela-mor e a sacristia original são construidas no século XVIII.
(Distância: 811 m W)
(Distância: 822 m NW)
(Distância: 845 m W)
(Distância: 1 km S)
(Distância: 1 km SW)