No pequeno largo de São José, a Capela com o mesmo nome divide paredes meias com a Junta de Freguesia, dividindo igualmente o dito largo. Por isso, a restauração da capela foi um facto, devido ao estado ruinoso que começava a prejudicar o edifício ao lado.
A interessante e simples capela tem a fachada curvilínea delimitada por pilastras nos cunhais com remate em pináculos.
O portal é em verga reta ladeada por duas janelas estreitas, retangulares em altura, e encimado por uma moldura triangular, tendo o interior uma pequena janela oval. Apresenta uma pequena sineta à esquerda do tímpano.
Este ponto está situado na localidade Óis do Bairro, na freguesia Tamengos, Aguim e Óis do Bairro.
(Distância: 1 m W)
(Distância: 12 m W)
Sem muitas informações da história de Óis do Bairro, foi vila e sede de concelho no século XVI, desde 1514, até ao século XIX. Neste passou a pertencer a São Lourenço do Bairro e depois a Anadia onde está atualmente, fazendo parte da União de Freguesias.
(Distância: 138 m S)
(Distância: 138 m S)
(Distância: 219 m NW)
Com Santo André como protetor e Orago do templo religioso, situando-o a cronologia nos séculos XVIII e XIX. Das Inquirições Paroquiais pouco se sabe, unicamente que a Igreja era in solidum do Padroado do Convento de São Domingos de Coimbra, sendo o reitor do Colégio de São Tomás de Coimbra.
(Distância: 278 m NW)
(Distância: 1 km SE)
(Distância: 1 km S)
(Distância: 1 km NW)
A igreja com o mesmo nome da localidade, é uma edificação do século XVI em que se destaca a torre sineira e a escadaria para acesso ao adro da igreja e à entrada principal. No interior encontram-se retábulos dos séculos XVII e XVIII.
(Distância: 1 km NW)
Este Pelourinho, edificado pela Junta de Freguesia em 1990 como réplica do original do século XVI, que foi derrubado por acidente, está situado no Largo do Pelourinho em frente do edifício dos antigos Paços do Concelho e antiga Junta de Freguesia.