Este ponto está situado na localidade Horta, na freguesia Tamengos, Aguim e Óis do Bairro.
(Distância: 1 km N)
(Distância: 1 km N)
(Distância: 1 km N)
Sem muitas informações da história de Óis do Bairro, foi vila e sede de concelho no século XVI, desde 1514, até ao século XIX. Neste passou a pertencer a São Lourenço do Bairro e depois a Anadia onde está atualmente, fazendo parte da União de Freguesias.
(Distância: 1 km N)
(Distância: 1 km N)
Uma capela situada ao lado da Junta de Freguesia, destaca-se a fachada terminada em tímpano curvilíneo delimitado por pilastras nos cunhais com remate em pináculos, com uma pequena sineta à esquerda e a porta emoldurada encimada por uma moldura triangular com um óculo circular.
(Distância: 1 km W)
(Distância: 2 km N)
Com Santo André como protetor e Orago do templo religioso, situando-o a cronologia nos séculos XVIII e XIX. Das Inquirições Paroquiais pouco se sabe, unicamente que a Igreja era in solidum do Padroado do Convento de São Domingos de Coimbra, sendo o reitor do Colégio de São Tomás de Coimbra.
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 2 km N)
(Distância: 2 km E)
Tamengos foi referenciada em documentos de 1082 e mais tarde em 1140. No ano em que Portugal se tornou Independente o rei D. Afonso Henriques coutou à Sé de Coimbra três localidades e, entre elas, a de Tamengos. Em 1836, quando se criou a Freguesia de Tamengos, pertenceu ao Concelho de Mealhada, até 1853, ano em que transita para o Concelho de Anadia.