A entrada é antecedida por um alpendre coberto de telhado assente sobre colunas e sobreposto pelo tímpano aberto de janelas para iluminação do interior.
A torre sineira, numa altura muito superior ao habitual, mostra na fachada oriental uma cruz de Cristo sobreposta do relógio e da sineira.
Este ponto está situado na localidade Fráguas, na freguesia Ribeira de Fráguas.
(Distância: 268 m S)
A Igreja de S. Tiago foi a Igreja Matriz de Ribeira de Fráguas antes da construção da Igreja Matriz atual, sendo agora a casa mortuária.
(Distância: 606 m NE)
Os moinhos da Quinta da Ribeira formam um conjunto de dois moinhos cada um com um par de mós, no rio Fílveda, uma construção pelo menos do século XIX.
(Distância: 634 m NE)
Um moinho ou azenha de rodízio, no rio Fílveda, com um único casal de mós. É pelo menos do século XIX.
(Distância: 2 km W)
A Capela de Nossa Senhora dos Milagres, em Fradelos, é uma pequena capela em forma octogonal e terminada em pirâmide. A capela foi feita ou reconstruída no século XIX.
(Distância: 3 km SW)
Um moinho ou azenha no rio Caima, fazendo parte do conjunto de cerca de cinquenta moinhos ao longo deste rio. Estas azenhas eram utilizadas não só pelos habitantes locais como pelas localidades vizinhas.
(Distância: 3 km NE)
Junto da aldeia de Vilarinho de S. Roque, este conjunto de dois moinhos com um par de mós cada no rio Fílveda é o mais antigo da região.
(Distância: 3 km SW)
Este Santuário data de 1856 e foi construído como cumprimento de uma promessa a Nossa Senhora para acabar com a cólera ocorrida na região no ano anterior.
(Distância: 4 km SW)
Este Cruzeiro, situado atualmente no recinto do Santuário da Senhora do Socorro, esteve anteriormente na entrada sul de Albergaria.
(Distância: 4 km W)
O Centro Cultural da Branca, da autoria de Carrilho da Graça, foi inaugurado em 2006 com espaço para salas de aula e um auditório com 180 lugares.
(Distância: 4 km E)