Construído em granito, é composto por uma cruz com os extremos em trevo, assente sobre uma base paralepipédica sobre dois degraus, dos quais o primeiro está inserido no pavimento.
Este ponto está situado na localidade Assilhó, na freguesia Albergaria-a-Velha e Valmaior.
(Distância: 78 m SE)
A Capela de São José, no bairro de Assilhó, contém esculturas do século XVI e do século XVIII.
(Distância: 561 m NE)
O Mercado onde de tudo se vende e de tudo se compra. Uma sede de concelho como Albergaria-a-Velha não podia deixar de ter o seu Mercado, comum em todas as regiões do país.
(Distância: 721 m NE)
Esta estação pertencia à Linha do Vouga que ligava Espinho a Sernada do Vouga. Originalmente o ramal para Aveiro sairia desta estação, sendo no entanto concretizada a partir de Sernada do Vouga.
(Distância: 753 m NE)
É formado por dois pisos, divididos em três panos, dois laterais e um central, em cantaria encimados por pináculos sendo o central a terminar em frontão triangular.
(Distância: 795 m NE)
O Dr. António Fortunato de Pinho foi o Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha por 3 vezes, em 1918, 1919 e 1926. Mandou construir a sua casa em estilo Arte Nova.
(Distância: 804 m NE)
Busto localizado no Jardim da Praça Ferreira Tavares, representa o benemérito Napoleão Luiz Ferreira Leão (1866-1922), natural de Albergaria-a-Velha.
(Distância: 807 m NE)
O Cineteatro Alba foi construído na segunda década do século XX com uma imponente fachada Arte Nova, iniciando a sua atividade no Carnaval de 1924.
(Distância: 898 m NE)
A Igreja Matriz de Albergaria-a-Velha, que foi fundada na época medieval, estava em ruínas nos meados do século XVII, sendo reconstruída no final desse século.
(Distância: 944 m NE)
Situado no Largo Primeiro de Dezembro, este chafariz pode ter sido edificado no século XIX.
(Distância: 948 m NE)
Uma estátua da Rainha D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques e fundadora do território de Albergaria-a-Velha pela Carta de Couto de Osseloa, em 1117.