No século XVI a transferência da matriz para a Vila da Trofa foi realizada, ficando a manutenção do padroado a cargo de D. Duarte Lemos, Senhor da Trofa.
Sendo assim, realizou-se a construção do templo, ficando este junto ao Palácio dos Lemos, senhores da Trofa. Estes utilizaram a capela privada para fazer a capela-mor da Igreja Matriz, que foi dedicada a São Salvador.
A construção deste templo teve o seu início no século XVII.
Com uma planta longitudinal, é formada por nave e capela-mor. A fachada é delimitada por cunhais encimados por pináculos e termina em empena com cruz.
Apresenta também um portal de lintel reto, rematado por entablamento e encimado por um nicho com a imagem quinhentista do Salvador. Estes estão ladeados por duas janelas retangulares, rematadas por entablamento, que iluminam o coro-alto da Igreja. Contudo esta fachada veio a ser alterada quando, já no século XVIII, adossaram a torre sineira.
No interior, a nave possui um coro-alto de madeira assente em colunas toscanas. O púlpito é de madeira, ao lado do Evangelho, com dois retábulos colaterais de talha. O tecto é formado por abóbada de caixotões.
A capela-mor é o ex-libris desta igreja. Está coberta por abóbada de nervuras, com chaves decoradas e com florões, excepto a parte central, que ostenta o escudo dos Lemos. Também alberga o Panteão da Família Lemos
Este pequeno templo está classificado como Monumento Nacional, incluindo o Panteão dos Lemos, desde o ano de 1910.
Este ponto está situado na localidade Trofa do Vouga, na freguesia Trofa, Segadães e Lamas do Vouga.
(Distância: 43 m E)
Um cruzeiro maneirista do século XVII sobre um soco quadrangular, com uma Cruz de Cristo sobre o fuste liso e o capitel.
(Distância: 73 m W)
Trofa do Vouga teve o seu povoamento ao tempo do Leonês, mas só em 1517 D. Manuel I concedeu o foral novo à vila, e com este facto ergueu-se o Pelourinho.
(Distância: 326 m W)
Esta capela está situada numa bifurcação da estrada que liga Trofa do Vouga a Segadães, poucas dezenas de metros depois da saída da primeira.
(Distância: 675 m NW)
(Distância: 782 m E)
(Distância: 792 m E)
(Distância: 919 m SW)
(Distância: 1 km SW)
Uma cruz latina sobrepõe a um plinto de secção quadrada, sobre três degraus quadrados.
(Distância: 1 km E)
(Distância: 1 km E)
O Museu Etnográfico da Região do Vouga, situado na localidade de Mourisca do Vouga, pertence ao Grupo Folclórico da Região do Vouga e foi fundado em julho de 1977.