Situada próximo da Igreja Matriz de Jafafe de Cima, o conjunto é encimado pelo brasão da freguesia, Macinhata do Vouga, em moldura em volta perfeita, e ladeado por duas pequenas torres.
A água cai para um pequeno tanque coberto por uma grade e ladeado por bancos.
Este ponto está situado na localidade Jafafe de Cima, na freguesia Macinhata do Vouga.
(Distância: 32 m SE)
Igreja Matriz de Jafafe de Cima, a fachada mostra a porta de moldura retangular ladeada por duas janelas e com a sineira adossada à direita.
(Distância: 562 m NE)
Uma estação que faz parte da Linha do Vouga. Foi inaugurada em 8 de setembro de 1911, juntamente com o troço da Linha do Vouga desta estação até à Estação de Albergaria-a-Velha.
(Distância: 566 m NE)
Este chafariz, construído no século XX, é formado por uma bica decorado por um espaldar contracurvado terminado em triângulo truncado lateralmente. A água cai para um tanque retangular ladeado por bancos.
(Distância: 729 m NE)
Capela dedicada a Santo Amaro, localizada em Sernada do Vouga.
(Distância: 1 km SW)
(Distância: 1 km SW)
(Distância: 2 km SW)
Deste Convento Franciscano Capucho da Província de Santo António, datado do século XVII, atualmente só resiste a igreja e umas paredes adossadas a esta, pertencentes ao convento.
(Distância: 2 km S)
Este conjunto de fonte e lavadouro situa-se a pouca distância da Igreja Matriz de Macinhata do Vouga. Uma placa indica que foi uma construção da Câmara Municipal de 1954.
(Distância: 2 km E)
Um chafariz situado em Soutelo, freguesia de Macinhata do Vouga, restaurado há cerca de 20 anos.
(Distância: 2 km S)
Um museu fundado em 1981 mostra o espólio das companhias ferroviárias Nacional e Vale do Vouga. Está situado na estação de Macinhata do Vouga, do Ramal de Aveiro da Linha do Vouga.