No local existiu uma capela dedicada a Santo Amaro, tendo a igreja atual sido iniciada em 1646. Seis anos depois constroi-se a capela-mor, sendo a igreja inaugurada em outubro de 1653. Após a inauguração é executado o retábulo-mor.
A igreja é restaurada em 1978, sofrendo grandes alterações na fachada principal.
Por cima da porta principal existe um nicho com o santo padroeiro, São Martinho. Ao lado da fachada oeste da igreja salienta-se a torre sineira.
Na fachada frontal abre-se a porta principal em verga reta sobreposta por uma rosácea circular decorada com vitral e um nicho com a imagem do padroeiro. A fachada é coberta de azulejo de padrão geométrico, com empena contracurvada terminando em cruz e um pináculo sobre o cunhal à esquerda, do lado oposto à torre sineira.
Na fachada lateral norte abrem-se três janelas retangulares e uma porta para iluminação e acesso à nave. A sacristia está adossada à fachada lateral norte.
A torre sineira adossada à direita é aberta por janelas sineiras nos quatro lados em arco de volta perfeita, sendo a janela frontal oeste encimada por relógio. A torre, terminada em cúpula piramidal encimada por cruz, é limitada por cunhais sobrepostos de pináculos piramidais.
No interior, o coro-alto assenta em três arcos abatidos sobre pilares, a que se acede por escada em caracol do lado do Evangelho. O batistério situa-se à entrada, sob o coro-alto
Com planta longitudinal, é composta por nave e capela-mor mais estreita e baixa. A cobertura da nave é em masseira dividida em caixotões. Salienta-se os quadros que representam os Passos da Via Sacra, nas paredes laterais.
Na base do corpo da torre sineira abre-se uma capela lateral, tendo ao lado a porta de acesso ao Salão Paroquial adossado à direita.
Na capela-mor salienta-se o retábulo-mor de talha dourada maneirista decorada com motivos fitomórficos e a pia batismal sobre coluna de fuste liso no lado da Epístola. Ao centro do retábulo-mor destaca-se o Cristo Crucificado.
Este ponto está situado na localidade Aguada de Baixo, na freguesia Barrô e Aguada de Baixo.
(Distância: 57 m W)
Este memorial, inaugurado em 1 de setembro de 2014, comemora os 500 anos do foral atribuído a Aguada de Baixo pelo Rei D. Manuel I em 1514.
(Distância: 136 m S)
Um cruzeiro maneirista do século XVII situado no meio de um cruzamento, a servir de rotunda ao trânsito automóvel.
(Distância: 443 m SE)
Junta de Freguesia de Aguada de Baixo
(Distância: 709 m S)
(Distância: 731 m NW)
(Distância: 2 km NW)
Capela dedicada ao Arcanjo S. Miguel, foi inaugurada no dia 23 de Outubro de 1955, tem a sineira sobre a entrada principal, encimada por uma cruz.
(Distância: 2 km E)
A capela de Almas da Areosa destaca-se pela forma original como foi construída, uma capela octogonal com a capela-mor retangular anexada.
(Distância: 2 km E)
Um coreto original, dado serem na verdade dois coretos construídos encostados um ao outro, situados no terreno da capela.
(Distância: 2 km S)
(Distância: 2 km NW)